Language:

CSF Participa da reunião do GT – Infraestrutura em Brasília

Em setembro, a CSF participou do encontro do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (GT – Infraestrutura), recebido pela WWF-Brasil, com instituições como Instituto Centro de Vida (ICV), TNC, International Rivers, WWF e tantas outras para continuar os diálogos e discussões sobre o atual modelo de desenvolvimento de infraestrutura no Brasil. Este grupo de trabalho foi desenvolvido com o foco de melhor entender os problemas, desafios e oportunidades na promoção de um modelo sustentável de infraestrutura. Esta é a primeira reunião do GT – Infraestrutura após duas reuniões focadas na reestruturação do grupo. Nestas, foram discutidos, entre outros assuntos, a busca por mais visibilidade do grupo, sua governança interna e externa, além de temas estratégicos.

Photos for Brazil Infrastructure Working Group Blog

Participantes do GT - Infraestrutura durante o encontro de setembro 2016.

As reuniões do mês de setembro, por sua vez, além de promover o encontro habitual onde há trocas de ideias, buscas de parcerias para novos projetos e discussões sobre como se encontra o tema de infraestrutura no contexto brasileiro, também promoveu a realização de uma audiência pública. Esta teve como foco o desenvolvimento de projetos de infraestrutura na região da bacia do Rio Tapajós. Foram destaques as discussões das propostas de flexibilização do licenciamento e o direito de povos tradicionais, principalmente através da obrigatoriedade da consulta prévia, livre e consentida.

Photos for Brazil Infrastructure Working Group Blog

Líder indígena da tribo Apiaká durante a audiência pública no Congresso Nacional.

A CSF participa do GT – Infraestrutura desde meados de 2014, contribuindo para o desenvolvimento do grupo e com o intuito de colaborar em futuros projetos e parcerias na promoção da sustentabilidade do desenvolvimento de infraestrutura no Brasil.