Idioma:

News

Brazilian Toponymy in Antarctica

No dia 15 de Janeiro de 2014, juntamente com seis outros passageiros e três tripulantes, embarquei no veleiro polar Kotik rumo à Península Antártica.

cape_perez

Tudo começou no início de 2012, quando um velho amigo meu, o historiador e fotógrafo João Paulo Barbosa, me convidou para ir à Antártica para tentar chegar ao cume do Monte Rio Branco, uma montanha de 976 metros que se ergue a oeste de Cabo Perez na entrada da Baía Beascochea, uma das regiões mais belas, fascinantes e inexplorados da Península Antártica.

mount_rio_branco1

João está trabalhando em um projeto sobre a toponímia brasileira - o estudo dos nomes de lugares, as suas origens, significados, uso e tipologia. Com foco na Antártica, o seu principal objetivo é criar um registro histórico dessas toponímias antes que elas caiam em desuso. Como é que ele pretende fazer isso? Visitando todos os lugares na Antártica que têm nomes brasileiros, fotografando-os e promovendo este capítulo único da história esquecida e nunca contada nas escolas.

A toponímia brasileira na Antártica é composta por:

• Ilhotes Luiz Cruls (65º13'S 64º35'O)
• Ilhas Pernambuco (65º05'S 64º02'O)
• Ilhas Sampaio Ferraz (65º08'S 64º8'O)
• Monte Rio Branco (65º25'S 64º01'O; 976 metros)
• Pico Alencar (65º27'S 63º50'O; 1.554 metros)

Cada um desses lugares é incrível e extremamente bonito, como é o caso de toda a Antártica. No entanto, como montanhistas, dois deles despertam nosso interesse mais do que os outros: o Monte Rio Branco e o Pico Alencar.

mount_rio_branco2

A Baía Beascochea, área onde o Monte Rio Branco e o Pico Alencar estão localizados, é bastante desconhecida. Não há cartas náuticas confiáveis e poucas pessoas já exploraram o terreno acidentado que rodeia a Baía. Assim, em nossa primeira viagem para a Antártica em 2012-2013, o nosso principal objetivo era explorar a área e procurar a melhor rota até o cume, bem como o melhor lugar para desembarcar com o bote.

Nessa primeira viagem, não tivemos tempo para tentar escalar o Monte Rio Branco, então acabamos subindo o Cabo Perez por uma via fácil a moderada, que sai praticamente do nível do mar.

cape_perez

Um ano depois, no final de janeiro de 2014, voltamos para a região e tivemos uma chance real de tentar chegar ao cume do Monte Rio Branco. Escolhemos um lugar razoável para desembarcar e começamos nossa aproximação para escalar a montanha. No entanto, após algum tempo descobrimos que havíamos subestimado a distância a ser percorrida, bem como a dificuldade do terreno. Depois de atravessar a Geleira Lindt, com milhares de gretas, subimos o col norte do Monte Rio Branco e chegamos à base nordeste da montanha. No momento em que chegamos, era meio-dia de um eterno dia claro e ensolarado de verão antártico e tudo estava começando a derreter e a cair. Por razões de segurança, decidimos que era melhor não continuar a escalada e escolhemos não seguir para o cume do Monte Rio Branco.

No entanto, a aventura continuou. Nós ainda tínhamos que percorrer o caminho de volta para a costa onde seríamos resgatados pelo bote. Demorou cerca de 12 horas para chegar de volta à costa, cruzando novamente a Geleira Lindt, que agora estava toda derretendo...

Durante essas imersões em ambientes selvagens - seja no mar, nas montanhas ou na floresta - nós realmente experimentamos a essência pura da natureza. Durante esses momentos ao ar livre, a conexão com a natureza fica tão forte que vemos claramente quão dependentes somos do ambiente natural; exceto por alguma razão, nós, como coletivo, muitas vezes nos esquecemos disso e perdemos cada vez mais essa consciência.

whales

E, no entanto, é tão claro! Nós dependemos do sistema natural simplesmente para existir! Água, alimento, oxigênio, medicamentos, até mesmo um lugar para expressar os valores culturais, sociais e religiosos. A lista é interminável.

penguins_rocks

Espero que o meu trabalho na Conservação Estratégica possa contribuir para tomadas de decisões mais inteligentes em relação a projetos de desenvolvimento em um planeta sob crescente pressão e para ajudar a manter as áreas selvagens e preservadas o mais próximo possível de sua forma natural!