CSF e IPAM realizam oficina para discutir critérios socioambientais em Chapadinha/MA

CSF e IPAM realizam oficina para discutir critérios socioambientais em Chapadinha/MA

CSF e IPAM realizam oficina para discutir critérios socioambientais em Chapadinha/MA

 

Também fruto de parceria entre CSF e IPAM, a Oficina de Priorização dos Critérios Socioambientais na Microrregião de Chapadinha, leste do Maranhão, foi oferecida a agricultores da região. 

Voltada para integrantes do Comitê de Desenvolvimento Regional de Chapadinha, a oficina dá continuidade ao trabalho realizado desde 2021, com o objetivo de pactuar os critérios socioambientais prioritários no desenvolvimento de um território sustentável.

A estratégia facilita a captação de recursos e investimentos na área de atuação do Comitê, uma vez que há o comprometimento de promoção de aumento da credibilidade e acesso a novos mercados que apoiem territórios com cadeias sustentáveis livres de desmatamento.

De acordo com o consultor da CSF e instrutor da atividade, o economista Leonardo Bakker, o diálogo com o Comitê de Chapadinha permitiu a construção de prioridades para um conjunto de critérios socioambientais. 

“Conseguimos realizar o exercício de priorização dos critérios socioambientais do território e contamos com a participação de diferentes atores representando a cadeia produtiva rural. A oficina dividiu os componentes do Comitê em cinco grupos para discutir e priorizar cada um dos 40 critérios socioambientais desenvolvidos na oficina anterior”, afirma.

Ainda de acordo com Bakker, o processo de sistematização dos resultados está em desenvolvimento, mas a oficina cumpriu o objetivo e seus resultados vão contribuir com  o desenvolvimento de um território sustentável. 

A Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad/NICFI) é a financiadora do projeto.